Cabelos encravados ocorrem quando o cabelo cresce de volta para dentro da pele, e não para a superfície. Na maioria das vezes, o cabelo que é raspada, encerado vai voltar a crescer através da pele e para a superfície.Quando um pêlo encravado desenvolve, você pode perceber, colisões redondas chamados pápulas pequenas ou pequenos solavancos chamadas de pústulas. Em alguns casos, a pele em volta do pêlo encravado podem tornar-se mais escuro. Isto é conhecido como hiperpigmentação. Você também pode sentir dor ou comichão no local dos pêlos encravados.

Corre o risco de desenvolvimento de um pêlo encravado qualquer momento que você remover os pêlos de seu corpo. Isso inclui barbear, depilação, ou arrancar. Certas pessoas podem estar em maior risco de pêlos encravados. Por exemplo, as pessoas com cabelo grosso, encaracolado tendem a desenvolver pêlos encravados com mais frequência do que as pessoas com cabelos finos. Isto é especialmente verdadeiro com os pêlos púbicos, que tende a ser mais grosseiro do que o cabelo na cabeça ou o resto do corpo.

O que causa pelos púbicos encravadas ?

Quando você remover o pêlo, que geralmente cresce de volta. A maioria dos fios de cabelo vai vir para cima através da pele e não causa problema. Outros cabelos, no entanto, podem crescer debaixo da pele.Quando isto acontece, o corpo responde ao cabelo, como se fosse um invasor ou objecto estranho. Isso é quando os sintomas, incluindo dor, coceira, vermelhidão ou inchaço começam.

Como tratar pelos púbicos encravados?

Na maioria dos casos, os pêlos púbicos encravados não necessitam de tratamento. Isso é porque eles podem ser  limpos por conta própria, sem tratamento. Ocasionalmente, no entanto, o tratamento pode ser necessário. As seguintes opções de tratamento pode ser útil se você tiver  pêlos pubianos encravados.

Pare de Remover os pêlos nessa área

Pare de depilar, barbear ou arrancar os cabelos nessa área até os pêlos pubianos engravados ser removido. Tais tratamentos só irá agravar a área sensível ainda mais. arrancar os pêlos encravados também vai piorar o desconforto. Ele poderia até mesmo levar a uma infecção da pele ou deixar uma cicatriz.

Remover “pele mortas”

Lavagem suave e esfoliantes em torno do pêlo encravado podem ajudar o retorno do cabelo para a superfície da pele. Se isso não funcionar, o seu médico pode prescrever um medicamento que pode ajudar as células mortas da pele se desprendem mais rapidamente. Retinóides, como a tretinoína, pode acelerar a limpeza de células mortas da pele. Eles também podem ajudar a esclarecer manchas escuras da pele que ocorreram por causa do pêlo encravado.

Usar cremes para reduzir a inflamação

Se os pêlos pubianos encravado está causando um monte de vermelhidão e inflamação, o médico pode prescrever um creme. Este tratamento tópico pode reduzir o inchaço e a irritação em torno do pêlo.

Considere Depilação a laser

Apesar de caro, depilação a laser é uma solução duradoura para o problema. Depilação a laser remove o cabelo em um nível mais profundo, danificar o folículo piloso. Na maioria dos casos, que impede que o cabelo de voltar a crescer. Depilação a laser requer vários tratamentos ao longo de algumas semanas e meses, mas os resultados são geralmente semi-permanente.

Quando você deve consultar um médico?

Um pêlo encravado pubianos ocasional não há nada para se alarmar . Seguindo os passos de prevenção discutidos acima podem ajudar a evitar pêlos encravados no futuro. No entanto, existem algumas ocasiões em que você pode querer ver o seu médico. Estas situações incluem:

  • Os pêlos encravados tornaram-se crônica. Se você está tendo problemas  com a frequência dos  pêlos encravados, o seu médico pode ajudá-lo a encontrar um tratamento que venha a evitar problemas futuros.
  • Os pêlos encravados são o resultado de muito cabelo. Se você está experimentando um crescimento anormal ou incomum de cabelo, o seu médico pode precisar de olhar para uma causa subjacente que pode estar contribuindo para o problema  pêlos pubianos.